LABORATÓRIO DE URBANISMO E PATRIMÔNIO CULTURAL

Laboratório de Urbanismo e Patrimônio Cultural - LUP faz parte do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano - MDU da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

O LUP é um grupo de pesquisa que se propõe a refletir sobre o entendimento de urbanismo, patrimônio cultural e cidade, tratando de um tema fundamental à história do urbanismo: a compreensão da relação entre este campo com os da sociologia e da política. O grupo também desenvolve pesquisa no campo da conservação e das práticas de salvaguarda dos bens culturais, instituições e trajetórias profissionais.

A sua relevância é dada não apenas por problematizar e investigar paradigmas, arcabouços, redes, trajetórias, percursos, cruzamentos, afastamentos, diferenças, jogos de práticas, diversidades de sujeitos e saberes no campo da história urbana e da teoria contemporânea da conservação. Os resultados permitem estabelecer vertentes e filiações que se estabeleceram entre Brasil, América do Sul, Itália e França. Além de gerar subsídios às disciplinas da graduação e pós-graduação, orientação de iniciação científica, dissertações e teses.

Aborda a história do pensamento no campo da conservação de bens culturais e as práticas relativas às teorias de conservação urbana, tendo como foco historiográfico as instituições e as trajetórias dos intelectuais voltados às práticas de salvaguarda.

A linha de pesquisa contém 3 eixos de investigação: as inflexões nas ideia de conservação que foram difundidas pelas instituições e intelectuais, o estudo da instituição de salvaguarda do Brasil e os instrumentos técnicos e legais da conservação.

Refletir sobre a trama formada pelo urbanismo, patrimônio e cidade, adotando como principal vertente a que prioriza a dimensão social e o confronto de juízos historiográficos a partir de urbanistas e conservacionistas, práticas e circulações de ideias Elaborar metodologia que considere o manejo e relato de dados, referentes a um período ou objeto como, também, a construção de um argumento, onde recorte, rupturas e permanências são igualmente, instrumento metodológico e uma prática discursiva.

PESQUISAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VER TUDO

PARCEIROS

ONDE ESTAMOS

Laboratório de Urbanismo e Patrimônio Cultural - LUP

Centro de Artes e Comunicação
Av. da Arquitetura, S/n - Campus Universitário da UFPE

Telefone: (81) 2126 8311
Fax: (81) 2126 8772

E-mails

TOPO