Arquiteta, professora associada do PROARQ-FAU/UFRJ, e professora visitante do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano – MDU / UFPE; pesquisadora e bolsista do CNPq; Doutora em Planejamento Urbano e Regional, IPPUR/CCJE-UFRJ (1999), realizou estudos de Pós-doutorado em American and Museum Studies, NYU-EUA (2004-2005); atua na linha de pesquisa Restauração e Gestão do Patrimônio, temática: Arquitetura Moderna e Estudos de Museus.
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano - Universidade Federal de Pernambuco, 2009. Professora aposentada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas. Pesquisadora do Laboratório de Urbanismo e Patrimônio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco – LUP.
Cartões-postais: A construção coletiva da imagem de Maceió - 1903/1934
Professora Adjunta do Departamento de Projeto, Expressão e Representação e do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (PPG-FAU/UnB), vinculada à linha de pesquisa de Patrimônio e Preservação (2019), da área de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo. Arquiteta e Urbanista graduada pela UFPE (2004), com intercâmbio acadêmico por um ano letivo (2000-2001) na Faculdade de Arquitectura do Porto (FAUP). Doutora em Desenvolvimento Urbano pelo MDU-UFPE (2009), na linha de pesquisa da Conservação Integrada, com tese sobre autenticidade do patrimônio cultural. Autora do livro "Patrimônio Cultural e Autenticidade: Montagem de um sistema de indicadores para o monitoramento" (Editora UFPE- 2011). Técnica do IPHAN-DF entre os anos de 2010 e 2011. Foi pesquisadora do Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (CECI) entre 2004 e 2013. Membro titular do Conselho Fiscal da ANPUR durante a gestão 2015-2017. Pós-doutorado na Brandenburgisch Technische Universitat/ Alemanha entre 2015 e 2016 com a pesquisa intitulada "Da natureza complexa dos bens culturais: a indissociabilidade entre autenticidade, integridade e significância". Além de pesquisadora do Laboratório de Urbanismo e Patrimônio (LUP/ UFPE), é membro do grupo de pesquisa Cidade Possíveis (FAU/UnB). Integra desde 2012 a rede de pesquisa de História do Urbanismo e da Cidade (GPHUC- UnB/ Cnpq). Sua experiência acadêmica e profissional está centrada na área da conservação do patrimônio cultural, com artigos e livro publicados sobre o tema, pesquisas, atividades docentes e apresentação em congressos e seminários.
Patrimônio cultural e autenticidade: Montagem de um sistema de indicadores para o monitoramento
Arquiteta e Urbanista. Professora do Departamento de Arquitetura da Universidade Federal de Pernambuco. Mestra e Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco. Realizou Doutorado Sanduíche na École d'Urbanisme de Paris pelo PDSE/CAPES. Pesquisadora do Laboratório de Urbanismo e Patrimônio Cultural (LUP). Integra o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos_Br), atuando no Comitê de Documentação. Prêmio CAPES de Teses - Planejamento urbano e Regional (2020). Experiência na área de Planejamento Urbano, Elaboração de Planos Diretores, Pesquisa e Ensino, com ênfase nas disciplinas de Planejamento e Projeto Urbano, Legislação, Conservação do Patrimônio Cultural, História da Arquitetura e Urbanismo
Professora e pesquisadora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Artes e Comunicações da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Arquitetura e Urbanismo (2005) pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da Escola da Engenharia de São Carlos (EESC), atual Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da Universidade de São Paulo (USP). Doutora em História e Fundamentos Sociais da Arquitetura e do Urbanismo (2011) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FAU da Universidade de São Paulo. Foi pesquisadora visitante no Instituto de Arte Americano e Investigaciones Estéticas Mario J. Buschiazzo, da Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo da Universidade de Buenos Aires FADU-UBA (2009).
Professora Associada do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE (MDU-UFPE). Líder do Grupo Patrimônio Cultural: Teoria, Projeto e Ensino do CNPq que está inserido no Laboratório de Urbanismo e Patrimônio Cultural (LUP-UFPE). Professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRN. Doutora em Desenvolvimento Urbano pela UFPE (2007) e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA (2000). Pós-doutorado (agosto 19-julho 20) na Università di Roma La Sapienza sob a tutoria principal do professor Giovanni Carbonara, incluindo um período de pesquisa na Università degli Studi Gabriele dAnnunzio di Chieti e Pescara sob a tutoria do professor Claudio Varagnoli. Representante do DAU-UFPE na Rede PHI (Patrimonio Histórico-Cultural Iberoamericano) - rede de pesquisa internacional, sediada na Universidad Politécnica de Madrid. Membro do ICOMOS Brasil (coordenação Núcleo Pernambuco do ICOMOS BR e participação nos Comitês Científicos Nacionais de Teoria e Ensino). Representante do MDU-UFPE no Conselho de Preservação de Olinda e coordenadora da Comissão de Patrimônio Cultural do IAB-PE. Conselheira Fiscal do Docomomo Brasil, Diretoria 2016-2017.
Gestão de sítios históricos: a transformação dos valores culturais e econômicos em programas de revitalização em áreas históricas
Arquiteta, Profa. Adjunta de Teoria e História no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desde 2014 e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE desde 2017. Realizou doutorado no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP), entre 2010 e 2014, com doutorado sanduíche na Università degli Studi di Napoli Federico II. Vice-coordenadora do Laboratório Urbanismo e Patrimônio Cultural da UFPE/Líder do Grupo Estudos de Urbanismo e Patrimônio Cultural do CNPq.
Mario Russo, um arquiteto racionalista italiano em Recife
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco. Pós-doutorado em História do Urbanismo na Université de Lille I, França (2010). Representante da área de Planejamento Urbano e Regional no Comitê de Assessoramento SA do CNPq. Coordenadora do Laboratório Urbanismo e Patrimônio Cultural da UFPE/Líder do Grupo Estudos de Urbanismo e Patrimônio Cultural do CNPq. Membro da Rede Urbanismo no Brasil.
Cidade, território e urbanismo: um campo conceitual em construção
Desenvolvimento, planejamento e governança: expressões do debate contemporâneo
História e paisagem: ensaios urbanísticos do Recife e de São Luís
Louis-Joseph Lebret na américa latina: um exitoso laboratório de experiências em urbanismo humanista
Piranhas: proposta de tombamento e plano de gestão
Estudos urbanos e regionais no Brasil, 1983-2013: a trajetória de um campo disciplinar e de sua associação nacional
Uma cidade e dois prefeitos: narrativas do Recife nas décadas de 1930 a 1950
Un ingénieur du progrès: Louis-Léger Vauthier entre la France et le Brésil
Arquiteta e Urbanista com Mestrado (2003) e Doutorado (2012) em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco, tendo passado pelo Estágio de Pesquisa do doutorado (doutorado sanduíche) na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Participou da Pesquisa Rede Brasil Inventário do Patrimônio Cultural da Saúde, coordenada nacionalmente pela Fiocruz, como bolsista de Pós-Doutorado Júnior do CNPq (2015-2017). Trabalhou no Observatório das Metrópoles, com Bolsa de Extensão-B (2017-2018). Tem experiência na organização de Encontros e Seminários, na avaliação de textos para publicação em periódicos e em pesquisas sobre História Urbana, da Conservação de bens culturais e Cidade e Arquitetura da Saúde, com artigos publicados em revistas, livros e anais de encontros e seminários. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado no LUP com bolsa PNPD-CAPES de 2019 a 2020 sob orientação da professora Virgínia Pontual.
Atualmente é Professora Adjunto III da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), Foi Coordenadora Acadêmica da FAUFBA e membro do Colegiado do Curso diurno de Arquitetura e Urbanismo da FAUFBA.É atualmente Coordenadora do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP CECRE UFBA), do qual é professora permanente, membro do Colegiado e ministra aulas de Ateliê I (Cadastro), Ateliê II (Diagnóstico) e Ateliê III (Projeto de Intervenção). Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais - EA UFMG (1994), Pós-Graduação pelo Curso de Especialização em Conservação e Restauração em Monumentos e Sítios Históricos - IX CECRE UFBA (1996), Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia - PPGAU UFBA (2001) e Doutorado também pelo PPGAU UFBA (2013), quando fez Estágio de Doutorado no Exterior junto à Università degli Studi di Roma, La Sapienza (2007). É membro do DOCOMOMO e do ICOMOS, é secretária executiva do Comitê Científico brasileiro de Ensino de Patrimônio do ICOMOS e membro do Comitê Científico brasileiro de Teoria do ICOMOS; é membro da Rede PHI e pesquisadora dos Grupos de Pesquisa Projeto, Cidade e Memória, LAB20 e História da Cidade e do Urbanismo. Como profissional e pesquisadora atua nos seguintes temas: Intervenções em Edificações e Sítios de Interesse de Preservação, Requalificação Arquitetônica e Urbanística, Projeto de Arquitetura e Urbanismo, História da Arquitetura e da Cidade, História e Historiografia da Arquitetura Moderna. Pesquisa de pós-doutorado em andamento no âmbito do LUP-UFPE sob a tutoria da profa. Natália Vieira.
Arquiteta e urbanista (2014); bordadeira; tecelã e crocheteira nos desvios; Mestra em Artes Visuais pelo PPGAV – UFPE/UFPB (2019). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco, sob orientação da Prof Dra. Renata Campello Cabral. Professora na Graduação de Arquitetura e Urbanismo da Unibra. Idealizadora, Coordenadora, Pesquisadora na pesquisa cultural “Mulheres que Tecem Pernambuco” aprovada em três editais do Funcultura da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco. Mãe de José e Pilar. Desenvolve estudos e pesquisas que tratam de questões de gênero, têxtil e território, intervenções urbanas e instalações efêmeras.
Doutoranda pelo PPGAU-UFRN. Pesquisadora mestra (2015) pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, PPGAU - UFPB. Arquiteta e Urbanista, formada pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Colaboradora do Laboratório de Acessibilidade (LACESSE) - UFPB desde 2012 e integrante do grupo de pesquisa AcessUs: ACESSIBILIDADE, TECNOLOGIA, PERCEPÇÃO E QUALIDADE, certificado UFPB e CNPq. Coordenadora e docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Santa Maria (FSM) de Cajazeiras, na Paraíba. Uma das implantadoras e coordenadoras do Laboratório de Acessibilidade e Inclusão - LACINC na FSM, com estudos em andamento. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com interesse em temas como, acessibilidade e inclusão, avaliação pós-ocupação, qualidade e ergonomia do ambiente construído, projeto centrado no usuário, processo de projeto e percepção ambiental.
Docente de Arquitetura e Urbanismo e Consultora em Patrimônio Cultural. Arquiteta e urbanista graduada pela UFPB (2011) e mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo IPHAN (2015). Foi membro da Rede Paulista de Educação Patrimonial - REPEP (2016). Atuou no projeto de atualização da Lei de Operação Urbana Consorciada Centro Histórico de Natal (2016). No Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba - IPHAEP, foi Coordenadora de Arquitetura e Ecologia (2015) e Coordenadora-Adjunta da Comissão Permanente de Desenvolvimento do Centro Histórico de João Pessoa (2011-2013). Docência em faculdades privadas de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba e Ceará desde 2017. Atualmente, é membra do Grupo de Estudos de Gênero e Cidade (GECID Cariri) e do Laboratório de Urbanismo e Patrimônio Cultural (LUP), bem como pós-graduanda em Desenvolvimento Urbano pela UFPE (doutorado) e em Educação do Ensino Superior (UNIJUAZEIRO). Atua principalmente nos seguintes temas: patrimônio cultural; educação patrimonial; centros históricos; participação social; memória e território; decolonial; administração, instrumentos e políticas públicas.
Mestre e doutorando no programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na linha de conservação integrada, em que investiga como a arquitetura popular tem sido entendida, valorizada e preservada pelo IPHAN sob a orientação da profa. Renata Cabral. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com período sanduíche na University of Georgia (UGA), em que estudou Landscape Architecture. Pesquisador no Grupo de Pesquisa Habitação e Cidade (GPHeC) e no Laboratório de Urbanismo e Patrimônio Cultural (LUP). Foi extensionista e estagiário no INCT Observatório das Metrópoles Núcleo Paraíba. Tem experiência e interesse nas seguintes áreas: História da Arquitetura e da Cidade; Paisagem urbana; Políticas de Preservação do Patrimônio Cultural; Arquitetura Popular.
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU/UFPE) sob a orientação da profa. Renata Cabral, tendo sido contemplada com a bolsa SWE - CNPq (doutorado sanduíche) para realização de pesquisa na Itália, na Università degli Studi di Napoli Federico II, no ano de 2018.. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (2009) e mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional MP-IPHAN (2012). Nos últimos anos, trabalhou na área de infraestrutura do Núcleo de Gestão do Porto Digital - NGPD (2013), atuou como Chefe do Escritório Técnico do IPHAN em Olinda (2013-2014), como Coordenadora Técnica da Superintendência do IPHAN em Pernambuco (2014), como arquiteta e urbanista do Programa PAC Cidades Históricas - PAC CH - IPHAN (2014-2017) e como professora dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Esuda e Damas. Em 2011, recebeu o prêmio Premis Bonaplata - Premi Especial de Patrimônio pela participação na elaboração do Plano Diretor e Urbanístico das colônias dos Rios Ter e Freser, na Catalunha, Espanha. E, em 2012, representou o Brasil e América Latina e Caribe no 40th Anniversary of the Wolrd Heritage Convention - Youth Programme (UNESCO), realizado em Kyoto, Japão.
É professora nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design, no Centro Universitário Boa Viagem - UNIFBV/Wyden, tendo sido professora substituta do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Pernambuco (DAU-UFPE), de 2019 a 2020. Atualmente, está cursando o Doutoramento em Arquitetura, na Universidade de Lisboa, Portugal, na linha de pesquisa de Conservação e Restauro, instituição na qual integra como membro pesquisadora do Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design (CIAUD). O processo de doutoramento acontece em regime de co-tutela com o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (2001) e mestrado em Desenvolvimento Urbano (2008), ambos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além de especialização em Gestão do Patrimônio Cultural, pelo Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (CECI - 2006), entidade na qual foi Diretora e Pesquisadora por muitos anos e membro do Conselho Científico. Integra o grupo de pesquisa Ambiente e Paisagem, do Centro Universitário Boa Viagem UNIFBV/Wyden e tem exercido, nos últimos dez anos, funções especializadas na gerência de projetos arquitetônicos e urbanísticos de Pernambuco, em âmbito governamental, com experiência nos temas de projetos de intervenção arquitetônica, história urbana, preservação e restauro do patrimônio, conforto ambiental e planejamento urbano. Atualmente, integra a Comissão do Patrimônio Cultural do IAB.PE e assumiu a condição de Conselheira Estadual Suplente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo - CAU.PE, com a coordenação da Comissão do Patrimônio Cultural (CPC-CAU/PE) e da Comissão de Planejamento Urbano e Legislação (COPUL-CAU/PE)
Mestra em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (MDU-UFPE) em 2020 e atualmente doutoranda pelo mesmo programa de pós-graduação sob a orientação da profa. Natália Vieira. Dissertação de mestrado premiada no Concurso Internacional de Tesis de Investigación sobre Centros Históricos 2020 da Universidad Nacional Autónoma de México (Premio a la Mejor Tesis de Maestría). Possui graduação em História da Arte na Universidade da Habana (2011). Tem experiência na área de Museologia, Curadoria e História da Arquitetura e da Restauração Patrimonial. Trabalhou na Oficina del Historiador de la Ciudad de La Habana, em Cuba entre 2011 e 2017.
Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano MDU-UFPE, onde hoje desenvolve sua tese de doutorado sob a orientação da profa. Virgínia Pontual. Bacharel em Ciências Geográficas pela Universidade Federal de Pernambuco; com graduação sanduíche na Philipps Universität Marburg - Alemanha. Realiza estudos nas áreas de Geografia Urbana, Planejamento Urbano e Ambiental, História Urbana, Conservação e Preservação do Patrimônio Cultural, especialmente o Patrimônio Industrial.
Possui Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2002), especialização em Auditora Contábil pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2007) e mestrado em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (2015). Atualmente cursando doutorado em Desenvolvimento Urbano na Uiversidade Federal de Pernanbuco (2017), sob a orientação da profa. Virginia Pontual. Professora do Curso de Administração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus de Pau dos Ferros. Atua como professora e pesquisadora, principalmente nos seguintes temas: Planejamento urbano, governança corporativa e divulgação de práticas de responsabilidade sociail.
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Pernambuco em 2019, com passagem na Pontificia Universidad Javeriana de Cali, Colômbia. Mestranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte sob orientação da profa. Natália Vieira. Mantém estudos ligados à história da arquitetura, do urbanismo e do território. Possui experiencias na área de urbanismo, urbanismo tático, patrimônio e arquitetura de interiores.
Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco (MDU/UFPE), ingresso na linha de pesquisa da Conservação Integrada, sob orientação da profa. Renata Cabral. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela UFPE (2019). Atuou como estagiário na Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em Pernambuco nas ações de preservação do Patrimônio Cultural Ferroviário no estado, cuja atividade consistia em: fiscalização de monumentos tombados/valorados, elaboração de levantamentos arquitetônicos, acompanhamento e aprovação de projetos de restauração e intervenção de monumentos tombados/valorados em âmbito federal. Exerceu atividades de monitoria no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPE nas disciplinas de Tectônica da Arquitetura I e II, Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo VI e VII e Planejamento Urbano e Regional IV. Integrante do grupo de pesquisa Patrimônio Cultural: Teoria, Projeto e Ensino, na linha Teoria, Projetos e Ações na preservação do Patrimônio Cultural, do Laboratório de Urbanismo e Patrimônio Cultural (LUP-MDU/UFPE).
Mestranda no programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na linha de pesquisa da Conservação Integrada, sob a orientação da profa. Maria Luiza Freitas. Graduada no curso de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no ano de 2019. Pesquisadora voluntária do Grupo de Pesquisa - Produção da Habitação e da Cidade - GPHEC, de 2015 à 2016; do Grupo Arquitetura e Lugar de 2017 à 2019; e atualmente participante do Grupo de Pesquisa - Produção da Habitação e da Cidade - GPHEC. Tem interesse em Arquitetura Popular, Paisagem Urbana, Patrimônio Cultural, Políticas de Preservação do Patrimônio Cultural.
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Vale do Ipojuca (2018). Realizou estágio voluntário na Secretaria de Obras e Urbanismo - SEURB, do município de Taquaritinga do Norte - PE (2017). Idealizadora do Projeto "Quem cuida,tem", desenvolvendo atividades como, I Semana da Educação Patrimonial, realizando palestras e oficinas a comunidade estudantil e Intervenção Urbana - Rua das Escadinhas, projeto de ressignificação do espaço público através da arte em grafite, ambos no município de Taquaritinga do Norte - PE (2019). Especialização em andamento no curso de Gestão e Práticas de Obras de Conservação e Restauro de Bens Culturais pelo Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada - CECI (2020).
Pesquisadora do Laboratório de Urbanismo e Patrimônio Cultural (LUP), pelo MDU/UFPE. Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Possui experiência nas áreas conservação e restauro, monitoramento de sítios patrimoniais e indicadores urbanos.
Mestranda em Desenvolvimento Urbano no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano - MDU/UFPE, na linha de Conservação Integrada. Arquiteta Urbanista, graduada com Láurea pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Autora do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Memória Moderna, um estudo sobre a salvaguarda do Patrimônio Moderno pernambucano: Orientações para as ações de conservação do edifício da Escola Alberto Torres, sob orientação da professora Drª Paula Maciel. Atuou como pesquisadora no Laboratório das Paisagens Culturais UNICAP durante o período de 2016-2019, onde foi voluntária de pesquisa de iniciação científica (PIBIC) no período de 2017-2018. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Intervenções em sítios históricos e no patrimônio edificado; preservação do patrimônio moderno, documentação e pesquisa; desenvolvimento urbano (espaços metropolitanos) e representação gráfica na arquitetura e urbanismo.
Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), desenvolvendo Trabalho de Conclusão de Curso voltado para a Teoria do Patrimônio Cultural no bairro de São José, Recife, Pernambuco. Realizou intercâmbio pelo Ciências sem Fronteiras na Espanha, entre 2015 e 2016. Atua na área de Arborização, Projetos Sustentáveis Urbanos, Projetos Arquitetônicos e de Interiores, assim como em obras e consultorias. Participa do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Urbanismo e Patrimônio Cultural (LUP) da UFPE. Bolsista FACEPE, no curso de Mestrado em Desenvolvimento Urbano da UFPE, na linha de Conservação Integrada, orientada pela professora Virgínia Pontual.
Mestranda do programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na linha de Conservação Integrada sob a orientação da profa. Natália Vieira. Possui Pós Graduação em Design de Interiores pelo IPOG (2018) e Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Pernambuco (2010). Atualmente é proprietária do seu próprio escritório de arquitetura - Alecrim Arquitetura. Trabalhou como colaboradora no Plano Centro Cidadão da Universidade Católica de Pernambuco em parceria com a Prefeitura da cidade do Recife e o Instituto Pelópidas Silveira. Atuou como arquiteta colaboradora no escritório Pontual Mendonça e Zirpoli Arquitetura. Atuou também como Arquiteta e Urbanista na DPPC/SECULT (Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural) da cidade do Recife. Trabalhou como arquiteta colaboradora no escritório de Arquitetura e Interiores Sandra Brandão Arquitetura. Tem experiência na área de Arquitetura e Design de Interiores, projetos residenciais e projetos em área de patrimônio histórico, com ênfase em produção de diagnósticos.
Mestranda em Arquitetura e Urbanismo pelo programa de Mestrado em Desenvolvimento Urbano - MDU - da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE sob a orientação do prof. Fernando Diniz e co-orientação da profa. Maria Luiza Freitas. Bacharela em Arquitetura e Urbanismo pela UFPE (2015) com período de mobilidade acadêmica na Universidade de Coimbra (2013-2014) e título de técnica em Design de Interiores pela Escola Técnica Professor Agamenon Magalhães (2011). Mesmo antes do ingresso no mestrado, já participava como apoio técnico do Laboratório do Urbanismo e Patrimônio Cultural (LUP/UFPE). Direcionou sua formação para a área da preservação e conservação do patrimônio histórico edificado, assim como possui experiência na elaboração de projetos de arquitetura e pareceres (projetos culturais). Sua área de interesse reside em teoria e história da arquitetura, conservação e preservação do patrimônio, ensino da arquitetura e do design.
Mestranda em Desenvolvimento Urbano no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano - MDU/UFPE (2021) sob a orientação da Profa. Natália Vieira, Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (2019). Autora do trabalho de graduação intitulado "(co)Memorando Lugares: diretrizes para uma percepção coletiva do patrimônio", orientado pela Profa. Dra. Virgínia Pontual e coorientado pela Profa. Dra. Natália Vieira-de-Araújo. Atua profissionalmente como chefe de divisão na Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da Secretaria de Planejamento Urbano da Prefeitura da Cidade do Recife, na Gerência de Planos do Patrimônio Cultural. É co-fundadora e co-gestora do Coletivo Massapê, criado em outubro de 2017, onde atua em processos participativos de intervenção e compreensão de ambientes urbanos, na instituição, integrou equipes dos projetos: "Horta Comunitária de Santa Luzia", financiado pelo Fundo Casa Cidades, da Caixa Econômica Federal (2018); "Meu Bairro Brincante - Jardim Brasil II", financiado pelo Fundo Ciranda e Instituto Bernard Van Leer (2019); co-idealizou e coordena o projeto do "Guia (co)Memorativo da Boa Vista" da Habitat para Humanidade Brasil em parceria com o Coletivo Massapê, selecionado e financiado pelo programa BNDES+ Patrimônio Cultural, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Área de atuação principal: teoria da conservação e participação do patrimônio cultural, gestão de sítios históricos, processos participativos de compreensão e intervenção urbana.
Mestranda em Desenvolvimento Urbano pela UFPE sob a orientação da profa. Virgínia Pontual. Arquiteta Urbanista pela Universidade Federal de Pernambuco.
Mestranda na Pós Graduação em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco sob a orientação da profa. Virgínia Pontual. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Além da participação no LUP, é pesquisadora no Grupo de Pesquisa Habitação e Cidade (GPHeC) e colaboradora no INCT Observatório das Metrópoles Núcleo Paraíba. Na graduação, foi monitora nas disciplinas de Estudos Urbanos e Regionais II, IV e V. Atua principalmente nos seguintes temas: paisagem urbana, espaço simulacro, patrimônio cultural e conservação integrada.
Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (2017.1), com trabalho de conclusão de curso intitulado BATALHÃO CULTURAL - Projeto de Intervenção no Edifício do 3º Batalhão da Antiga Força Pública em Floresta-PE, com orientação do professor Luciano Lacerda Medina. Possui experiência acadêmica como monitora na disciplina de Geometria Gráfica 2DII, além de ter estagiado em escritórios de arquitetura e interiores. Atualmente é Mestranda do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Urbano (MDU/UFPE), na linha de pesquisa de Conservação Integrada, orientada pela Profª Drª Natália Miranda Vieira-de-Araújo, e Pós-Graduanda em Master de Arquitetura e Lighting Design (IPOG/PE).
Arquiteta e urbanista pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) atualmente mestranda no Programa de pós-graduação em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGDU/UFPE), na linha da Conservação Integrada, sob a orientação da profa. Natália Vieira. Atua também na equipe de comunicação do Laboratório de Urbanismo e Patrimônio Cultural (LUP/UFPE) responsável pela conta do instagram @lup.ufpe. Mantém estudos voltados ao patrimônio cultural com ênfase na cultura afro-brasileira e em suas diversas manifestações enquanto patrimônio.
Mestrando em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na linha de pesquisa Conservação Integrada, desenvolvendo pesquisa nos campos do patrimônio ferroviário e da requalificação urbana. Arquiteto e Urbanista, formado pela UFPE, em 2018, com período sanduíche pelo programa Ciência sem Fronteiras (CAPES) na Università degli Studi Roma Tre, entre 2014 e 2015. Técnico em Edificações, formado pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), em 2011. Foi membro do INCITI - Pesquisa e Inovação para as Cidades, grupo transdisciplinar de pesquisa vinculado à UFPE, entre 2017 e 2019.
Graduanda do curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Pernambuco(UFPE). Foi pesquisadora PIBIC no Laboratório de Imagem e Arquitetura (LIAU/UFPE) sobre a análise da arquitetura sob a ótica de gênero e regionalismo. No Laboratório de Urbanismo e Patrimônio Cultural(LUP/UFPE), desenvolve o plano de trabalho de pesquisa PIBIC: "A preservação do sítio histórico de Olinda: materialidade e imaterialidade nas relações entre o carnaval e o patrimônio edificado", sob a orientação da profa. Natália Vieira. Estuda no Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (CECI) no Programa de Capacitação Continuada em Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro. Tem experiência na área de projeto urbano de conservação integrada, gestão e prática de obras de conservação.
Mestrado no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2017-2019) sob a orientação da profa. Virginia Pontual. Especialista em Gestão e Controle Ambiental pela Universidade de Pernambuco (2012). Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Pesquisadora do Laboratório de História do Urbanismo e Patrimônio Cultural (LUP/ UFPE). Experiência na área de planejamento urbano, conservação e gestão de sítios históricos e história do urbanismo.
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), mestrado (2005) e doutorado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2015), sob a orientação da profa. Virgínia Pontual. Atua como técnica em arquitetura e urbanismo na Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, em Pernambuco, exercendo a função de coordenadora do grupo de trabalho de Normatização das Poligonais de Entorno e Parâmetros Construtivos dos bens tombados no âmbito do Iphan/PE. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase na área de desenvolvimento urbano e patrimônio histórico, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação urbana, legislação para a preservação do patrimônio cultural e natural e desenvolvimento urbano.
Mestrado em Desenvolvimento Urbano na Universidade Federal de Pernambuco (MDU/UFPE), orientado pela professora Dra. Virgínia Pitta Pontual. Arquiteto e Urbanista graduado pela UFPE (Setembro, 2016), estuda sobre a Conservação Integrada nos domínios da Significância Cultural e Sítios Históricos Urbanos, referenciado por tanto por autores na esfera internacional, como Jukka Jokilehto, Alois Riegl, Cesare Brandi; quanto por teóricos nacionais, como Virginia Pontual, Norma Lacerda, Silvio Zanchetti. Tem experiência nos estudos relacionados ao Mercado Imobiliário em Centralidades Históricas por meio de pesquisa PIBIC no Grupo de Estudos sobre Mercado Fundiário Imobiliário (GEMFI), na Universidade Federal de Pernambuco, coordenado pela professora Dra. Norma Lacerda Gonçalves.
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo [2013] e mestrado em Desenvolvimento Urbano [2019] com bolsa da Capes, ambos pela Universidade Federal de Pernambuco [UFPE]. Sua pesquisa de mestrado foi voltada à participação no Centro Histórico de Havana [La Habana Vieja, Cuba] e foi realizada sob a orientação da profa. Virgínia Pontual. Colaboradora do Laboratório de História do Urbanismo e Patrimônio [LUP] desde 2015 e membro da Cátedra José Martí [UFPE - Centro de Educação] entre 2016 e 2018. Docente na Pós-Graduação Patrimônio e Cidade [Terezina - PI], e na graduação em Arquitetura e Urbanismo, no Centro Universitário Brasileiro [Recife - PE] entre 2019 e 2020. Possui experiência nas seguintes áreas: conservação integrada, preservação, restauro, participação popular, significância cultural, monitoramento de sítios patrimoniais, indicadores urbanos e história do urbanismo.
Possui doutorado em Conservazione dei beni architettonici pela Universita degli Studi di Napoli Federico II(2003). Atualmente é Assistant Professor da Universita degli Studi di Napoli Federico II. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo.
Arquitecto/ Máster en Conservación del Patrimonio / Doctor en Ciencias. Institución: Colegio Universitario San Gerónimo de La Habana, Oficina del Historiador de la Ciudad de La Habana OHCH - Universidad de La Habana UH. Profesor principal y vicedecano de investigación, posgrado y colaboración internacional de los estudios en Preservación y Gestión del Patrimonio Cultural, carrera que incluye cinco áreas de profundización: Museología, Arqueología, Gestión Urbana, Gestión Sociocultural y Patrimonio Cultural Inmaterial. Otras: Profesor de la carrera Artes de la Conservación del Patrimonio, Universidad de las Artes (ISA), Cuba Profesor de la maestría en Conservación del Patrimonio, CUJAE, Cuba.
Consultor do LUP através do Convênio de Cooperação Científica estabelecido entre o Colegio Universitario San Gerónimo de La Habana e o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE.
Claudio Varagnoli si è laureato presso la Facoltà di Architettura dell’Università degli Studi di Roma “La Sapienza” con una tesi in Restauro Architettonico nel 1982. Ha frequentato (1982-84) la Scuola di Specializzazione per lo Studio e il restauro dei Monumenti di Roma; ha conseguito nel 1987 il titolo di dottore di ricerca in “Conservazione dei beni architettonici” (I ciclo) presso l’Università “La Sapienza” di Roma. Ha svolto attività professionale nel restauro (restauro delle opere in marmo del Foro Italico in Roma, 1988-1990; piano di recupero di Sora) e ha partecipato a concorsi di progettazione. Professore associato dell'Università degli Studi "G. d'Annunzio" Chieti Pescara, Dipartimento di Architettura-Sezione Patrimonio architettonico . Dal 2001 è coordinatore del corso di dottorato di ricerca in Conservazione dei beni architettonici (attivato nei cicli XVII, XIX, XXII), di cui pubblica le tesi nella collana “Antico/Futuro” (Gangemi).
Consultor do LUP através do Convênio de Cooperação Científica estabelecido entre a Università degli Studi "G. d'Annunzio" Chieti Pescara e a UFPE através do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE.
Graduada em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco. Desenvolveu o trabalho final de graduação sob a orientação da Professora Natália Vieira e co-orientação da professora Flaviana Lira, com o tema: Um oásis protegido no Recife vertical: declaração de significância cultural para a Vila do Hipódromo.
Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014) com período sanduíche na Politécnico de Torino na Itália (2013-2014) pelo Programa Ciências sem Fronteiras (CsF). Mestra em Conservação Integrada pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) da Universidade Federal de Pernambuco, sob a orientação da professora Renata Cabral, arquiteta e urbanista pela UFRN (2015), tendo como linha de pesquisa Conservação Integrada, dentro do tema de Gestão e Conservação da Arquitetura Moderna. Tem interesse nas áreas de História e Teoria da Arquitetura, Patrimônio, Conservação e Gestão em Sítios Históricos (com enfoque na Arquitetura Moderna).
Doutorando em História, Filosofia e Patrimônio da Ciência e Tecnologia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (2016-2020); Mestre em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2014) e Licenciado em História pela Universidade Católica de Pernambuco (2007). Linhas de pesquisa: Conservação do Patrimônio Científico e Tecnológico, História da Tecnologia e História Urbana. Pesquisador do Centro Inter-Universitário de História e Ciências da Tecnologia (CIUHCT) e atualmente é bolsista do projeto HERACLES (Heritage Resilience Against Climate Events on Site).
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco. Participou como bolsista PIBIC do projeto Conservação da Arquitetura Moderna no Brasil: Um balanço de experiências recentes. Os casos da Catedral Metropolitana e do Palácio do Planalto em Brasília, sob orientação do professor Fernando Diniz. Desenvolveu o trabalho final de graduação sob a orientação da professora Natália Vieira, com o tema: Intervenção sobre a preexistência: O Bairro do Recife e seus Armazéns.
Mestra em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2018) sob a orientação da professora Renata Cabral e coorientação da professora Virgínia Pontual. Especialização em História Cultural pela Universidade Federal do Piauí e História da Arte e da Arquitetura, pelo Instituto Camillo Filho. Aperfeiçoamento em Gestão e Prática de Obras em Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural no Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada pela UFPE, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPI. Arquiteta e Urbanista do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Superintendência do Piauí, docente do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Uninassau e Coordenadora da especialização em Patrimônio e Cidade em Teresina-PI.
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco(2010) e mestrado em Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco(2020) sob a orientação da professora Virgínia Pontual, com o tema: Estudo sobre a gestão da conservação do patrimônio ferroviário de Caruaru-PE. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura e Urbanismo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Patrimônio Ferroviário, Conservação, Gestão da Conservação, Conflito, Atores Sociais.
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco sob a orientação da professora Natália Vieira, com o tema: Viva o mercado! A significância cultural do Mercado da Encruzilhada.
Graduado de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco, com graduação sanduíche na Kingston University London em Interior Design de 2015 a 2016. Monitor da disciplina Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo III na UFPE. Possui interesse pelas áreas de projeto arquitetônico, projeto arquitetônico institucional, interior design, detalhamento arquitetônico, teoria da conservação, conservação do patrimônio moderno e o habitar moderno.
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco, formação complementar pela University College Dublin na Irlanda como bolsista do programa Ciência Sem Fronteiras da Capes (2016). Desenvolveu o Trabalho de Curso na área de conservação/preservação patrimonial sob a orientação da professora Natália Vieira e co-orientação da professora Fátima Campello com o tema: IMAGEM CHEIA: FOTOGRAFIA E AFETO NO SÍTIO HISTÓRICO DE IGARASSU.
Mestra em Desenvolvimento Urbano (MDU/UFPE). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco, com trabalho de conclusão de curso intitulado "Remanescentes de uma cidade industrial: A condição de integridade do centro histórico de Pesqueira", sob a orientação da Profª Drª Virgínia Pitta Pontual. Entre 2011 e 2012, participou como aluna pesquisadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFPE com o projeto Planejamento, instituições e urbanistas: o Governo Miguel Arraes e o arquiteto Harry James Cole, sob orientação da Drª Virgínia Pitta Pontual. Membro da equipe de apoio do Colóquio Internacional Urbanismo e o Movimento Economia e Humanismo na América Latina, realizado na cidade do Recife, estado de Pernambuco, Brasil, no período de 21 a 22 de setembro de 2011. Entre 2014 e 2015 realizou estágio na Superintendência do IPHAN no Estado de Pernambuco, sob a supervisão da Sra. Márcia Maria Vieira Hazin, desenvolvendo as seguintes atividades: apoio na análise de projetos arquitetônicos para sítios tombados, realização de levantamento e documentação fotográfica de obras, acompanhamento as intervenções realizadas nestes projetos, auxilio na elaboração de desenhos de projetos de arquitetura e urbanismo, realização de pesquisa iconográfica e histórica de edificações e sítios tombados, suporte nas ações de articulações, divulgação e fiscalização do Patrimônio Cultural.
Mestre em Desenvolvimento Urbano na linha de Conservação Integrada pela Universidade Federal de Pernambuco (2020) sob a orientação da profa. Virginia Pontual. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário do Vale do Ipojuca (2016). Integrante do Laboratório de Urbanismo e Patrimônio - LUP. Atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria da Arquitetura e Urbanismo, Projeto de Arquitetura e Urbanismo, Habitação, Conservação e Patrimônio.
Graduada em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco. Desenvolveu o Trabalho de Conclusão de Curso na área de conservação/preservação patrimonial sob a orientação da Professora Virgínia Pontual com o tema: Condição de Integridade/Autenticidade do Polígono Rigoroso do Sítio Histórico do Poço da Panela: permanências e mudanças nos atributos em 1980 e 2016. Atualmente é Chefe de Fiscalização de Projetos Especiais da Prefeitura Municipal de Recife. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA.
Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU - UFPE), na Linha de Pesquisa de Conservação Integrada, sob a orientação da profa. Renata Cabral. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, set. 2016) em sanduíche com a Università degli studi di Roma Tre (UNIROMA - Italia, 2014, Scienze dell'Architettura). Linhas de pesquisa: Memória e Patrimônio Cultural.
Mestra em Desenvolvimento Urbano (MDU-UFPE, 2015), Especialista em Tecnologia e Gestão da Construção de Edifícios (UPE, 2018) e Arquiteta e Urbanista (UFPE, 2012). Conto com diversas experiências profissionais e acadêmicas, com particular interesse pelas áreas de projetos de urbanismo, paisagismo e conservação. Tenho experiência profissional em diversos tipos e escalas de projeto, desde o estudo preliminar até o acompanhamento da obra. As experiências acadêmicas incluem iniciação científica, estágios docência, docência, colegiado, núcleo docente estruturante (NDE) e coordenação, bem como participações e apoio na organização de eventos científicos. Atualmente, é professora e membro do NDE do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (FACIMED)
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco. Desenvolveu o Trabalho intitulado: O Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPE na Rede Patrimônio Histórico Cultural Iberoamericano (Rede PHI), sob a orientação da Professora Natália Vieira.