Este grupo de pesquisa problematiza questões vinculadas ao ensino/formação para atuação na preservação do patrimônio cultural, à teoria do restauro e aos métodos de ação projetual sob a preexistência de valor patrimonial. Suas reflexões desenvolvem-se nas linhas de pesquisa:
1. Ensino e Formação para atuação no campo da preservação patrimonial e
2. Teoria, Projetos e Ações na preservação do Patrimônio Cultural.
Enquanto a primeira linha dedica-se a questões relacionadas a formação de quadros profissionais para a atuação no campo da preservação patrimonial com ênfase na formação de arquitetos e urbanistas, tanto no nível de graduação como de pós-graduação, a segunda está ancorada na compreensão da teoria do restauro a partir de uma perspectiva histórica e do seu potencial para construção de métodos de ação projetual para preservação do patrimônio cultural. Abriga reflexões sobre a teoria do restauro, conceitos fundantes como autenticidade, integridade, significância cultural, tanto em uma abordagem epistemológica, quanto na perspectiva de sua operacionalização. Os trabalhos também reúnem análises de projetos/ações e legislações preservacionistas.
Abaixo é possível acessar a produção científica do LUP que se insere nas linhas de pesquisa do Grupo de Pesquisa Patrimônio Cultural: Teoria, Projeto e Ensino, desenvolvida pelos pesquisadores, colaboradores e demais agregados do laboratório.
Para acessar o detalhamento e registro do grupo no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq):