Este grupo de pesquisa, voltado à História Cultural, problematiza ideias, instituições, representações, práticas, normativas urbanística e de tutela do patrimônio. Para tanto encampa a história-problema como abordagem do saber-fazer, na qual as fontes são buscadas e interpretadas segundo o construído pelo pesquisador. Propõe-se a refletir sobre o entendimento de urbanismo, patrimônio cultural e cidade a partir de duas linhas de atuação:
1.História do Urbanismo, da Cidade e da História Visual e
2. Conservação do Patrimônio Cultural.
Agrega, na primeira linha, olhares interdisciplinares e problematiza e investiga paradigmas historiográficos, arcabouços teóricos, redes profissionais ou sociais, trajetórias intelectuais: percursos, cruzamentos, afastamentos, jogos de práticas, diversidades de sujeitos e saberes. Na segunda linha, problematiza e investiga a teoria da restauração e a gestão e práticas de salvaguarda dos bens culturais, a partir, sobretudo, da herança conceitual italiana, no caso da teoria da restauração, e, no campo da gestão, a noção de Conservação Integrada.
Abaixo é possível acessar a produção científica do LUP que se insere nas linhas de pesquisa do Grupo de Pesquisa Estudos do Urbanismo e do Patrimônio Cultural, desenvolvida pelos pesquisadores, colaboradores e demais agregados do laboratório.
Para acessar o detalhamento e registro do grupo no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq):