Com o tema Tecnologia e Descolonização, o Seminário acontecerá entre 18 de outubro e 12 de novembro de 2021.
Organizado pelo grupo de Estudos de Arquitetura de Museus do @proarqufrj, conta com parceiros em Madrid (@etsamadrid, @somosupm), Lisboa (@museologia.ulht, @fa_ulisboa), Petrópolis (@esdi.dau_petropolis, @uerj.oficial), Recife (@lup.ufpe e o Observatório de Museus e Patrimônios da UFPE) e Rio de Janeiro (Ibram, @museuhistoriconacional, MAST, @unirio_oficial e LaPECRE da UFRJ).
O encontro abordará as expressões históricas e contemporâneas da aplicação de técnicas articuladas aos processos de inclusão social. As discussões visam ampliar a perspectiva museológica e identitária.
O seminário envolve múltiplas dimensões: Arquitetura, Museologia, História, Arte e Conservação Patrimonial, abordando conceitos, temáticas, personagens, obras e projetos que abrangem desde as ideias e movimentos fundadores até as principais temáticas da contemporaneidade.
Tendo em conta o ideário que “desloca” os valores das diferentes e históricas realidades sociais, pretende-se que, na singularidade de cada pensamento e experiência, os debates possibilitem o conhecimento da aplicação de conceitos, técnicas e estratégias voltadas à difusão de processos e registros artísticos e comunicacionais.
Trabalhos serão aceitos até o dia 15 de julho de 2021.
A chamada para trabalhos se encontra aqui!
Para mais informações: @arquimuseus.
Coordenação: Ceça Guimaraens, Virgínia Pontual, Ana Maluenda, Aline M. Magalhães, Maria das Graças Ferreira.
Colaboradores: Diego Dias, Ivo Almico, Isabela Dutra, Ana Milheiro, Antônio Martins, Daniel Martinez, Isabel Ribeiro e Renato Alves.
.
Texto: Isabela Dutra.
Fonte: https://arquimuseus.arq.br/seminario2021/
Imagem: @arquimuseus.