Entre os dias 1º e 2 do março de 2018, foi realizado o II Seminário de Urbanismo e Patrimônio Cultural, com o objetivo de fazer a exposição e promover o debate das pesquisas em andamento dos membros do Laboratório de Urbanismo e Patrimônio Cultural (LUP). Devido à alta demanda por inscrições (279 solicitantes) foi necessária a alteração do local inicialmente previsto, para o Auditório da ADUFEPE no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPE, onde foi possível contemplar 108 inscrições.
Os participantes eram de diferentes campos de atuação – arquitetura e urbanismo, história, geografia, jornalismo, engenharia civil, turismo – bem como estudantes de graduação e pós-graduação. Assim como, estavam representadas diversas instituições, o que permitiu integrar o diálogo para além do ambiente acadêmico e constituir pontes com organismos de salvaguarda do patrimônio cultural. As instituições presentes foram: IPHAN, Fundarpe, SEPAC/Olinda e a DPPC da Prefeitura do Recife.
Entre as temáticas, foram contempladas as problemáticas acerca do patrimônio industrial, instrumentos de conservação, história da conservação, trajetórias profissionais, reflexões sobre bens culturais, intervenções e práticas institucionais. Cabe destacar que a diversidade de locais trabalhados e de abordagens teóricas das pesquisas enriqueceu ainda mais a troca de olhares e experiências.
A comunidade do LUP concluiu que a avaliação do II Seminário foi bastante positiva e está incentivada a pensar, desde já, em um encontro para o próximo ano.